COMO COLOCAR TACOS EM SAPATILHAS DE MTB

Os tacos são colocados na sapatilha de forma muito simples. Mas é preciso seguir o procedimento exato de acordo com os últimos estudos biomecânicos.

As sapatilhas para MTB são um pouco mais pesadas e não tão finas como as de estrada, seu desenho não se baseia na leveza e sim no amortecimento, durabilidade e pouco desgaste em contato com diferentes superfícies como rochas, mato e barro.

Têm como característica as solas rígidas, proporcionando a força de toda a planta do pé ao pedal sem desperdiçar energia.

 

COLOCAR OS TACOS

A posição dos tacos varia com relação ao lugar onde se colocava tradicionalmente.

Existem duas fendas na sola de cada sapatilha com duas roscas cada uma, o taco é colocado adaptado à anatomia de cada pé e se tirará uma medida para cada um.

Vamos mostrar a técnica para colocar os tacos de acordo com a nova posição neutra, para ciclistas que pedalam com as pernas e tornozelos alinhados. Se o desvio do movimento do ciclista é muito grande, os pequenos movimentos giratórios dos tacos (flutuação) não vão compensá-lo totalmente.

Se é seu caso, recomendamos que busque um bom profissional que faça um Bike Fit personalizado.

 

1 –  Atualmente, depois de muitos estudos, o eixo do taco se coloca entre o 1º metatarsiano e o 5º. Esta mudança consegue melhorias muito importantes na comodidade e rendimento.

2 – Com as sapatilhas calçadas e os pés no solo bem retos, colocaremos uma cinta adesiva em ambos os lados de cada sapatilha e, ajudados pelo tato, localizamos os metatarsianos e marcamos o ponto exato.

3 – Traçamos a diagonal entre as duas marcas e desenhamos o ponto de intersecção entre o eixo da sapatilha e a diagonal delineada.

4 – A partir do ponto que marca o centro metatarsal, traçamos uma paralela ao eixo da sapatilha e marcamos as laterais da zona onde irá o taco.

Repetimos o processo exatamente com o outro pé, já que nosso corpo não é simétrico.

5 – A parte dentada do taco vai em contato com a sapatilha e em cima colocamos a arruela dupla e colocamos os parafusos sem apertá-los.

6 – Ajustamos o taco reto e centrado ao eixo da marca e apertamos os parafusos alternadamente até que estejam seguros com força.

Dica: Para encaixar o taco da sapatilha ao pedal, pressionamos a ponteira com um movimento suave e apertamos com o pé até ouvir o clic.

Para soltar giramos o tornozelo para fora.

Dedique uns minutos de prática antes de sair para pedalar com as sapatilhas travadas pela primeira vez até que você consiga encaixar e soltar os tacos olhando para frente.

 

Fonte: Blog CIA do Pedal

Nosso Pedal

O nosso site é totalmente voltado para o ciclismo e suas derivações de modalidades, buscamos aqui levar informação, compartilhar conhecimento e levar entretenimento a todos os nossos seguidores. Feito por ciclistas para ciclistas.