Confira os Benefícios de andar de Bicicleta e como fazer o exercício de forma correta!




Os benefícios de andar de bicicleta sejam visíveis para a saúde e para a boa forma. Nem todos aqueles que se propõem a fazer uma atividade física desejam entrar na academia. Estes podem ser enquadrados como pessoas moderadamente ativas.

Não são atletas, mas estão querendo abandonaram a vida de sedentarismo. Os benefícios de andar de bicicleta estão intimamente relacionados com a distância percorrida durante o exercício e também com a intensidade com que o exercício é executado.

Este é considerado um exercício e baixo impacto, é versátil e divertido. Isso porque andar de bicicleta é considerado um exercício aeróbico, ou seja, ele acaba utilizando o seu oxigênio como fonte de energia. Daí, por exemplo, a relação entre este exercício e a melhora em problemas cardiorrespiratórios.

Por esse motivo trazemos aqui alguns benefícios de andar de bicicleta e algumas dicas para que você possa tirar o maior proveito do seu exercício.

 

 

Benefícios de Andar de Bicicleta

 

 

#01 – Queimar calorias é um benefício de andar de bicicleta?

Se fizermos uma conta básica conseguiremos realizar uma estimativa do gasto energético durante este exercício.

Se você tiver um peso de 72 kg, por exemplo, e realizar ciclismo durante aproximadamente 40 min a uma velocidade de passeio, considerada de esforço leve, o exercício irá consumir 300 kcal.

Ao aumentar a intensidade do exercício, você potencializa o gasto energético que favorece o emagrecimento e o desenvolvimento da sua musculatura envolvida na execução do exercício

 

#02 – Os estágios no andar de bicicleta e seus benefícios para a saúde

Você provavelmente não sabe, mas as diferentes intensidades de tempo na prática deste exercício geram diferentes benefícios ao seu corpo.

Se você pedalar durante 10min todos os dias, o exercício possibilitará o desenvolvimento e melhora da sua musculatura, nas suas articulações e na melhora da irrigação sanguínea.

Aumentar o tempo do exercício para 30min diários, além dos benefícios anteriores, você estará garantindo maior proteção contra doenças cardiovasculares, porque exerce influências positivas para o funcionamento do seu coração.

Caso você deseje pedalar um pouco mais, cerca de 50min, você pode somar aos benefícios acima o aumento do metabolismo de lipídios, que promove a quebra e queima de gorduras corporais.

Não importa se você pretende pedalar pouco ou muito diariamente, os benefícios de andar de bicicleta estarão presentes.




#03 – Desenvolvendo a musculatura ao andar de bicicleta

Como o exercício visa utilizar, ou mesmo carregar, o peso do próprio corpo, não há a sobrecarga muscular, nas articulações e na coluna vertebral como existe em outros exercícios físicos.

Mesmo sendo tão sutil para o corpo, a sua prática promove o desenvolvimento de músculos das partes superior e inferior das pernas.

Músculos superiores das pernas: a tonificação e o desenvolvimento da musculatura do quadríceps e das coxas são os mais favorecidos;

Músculos inferiores das pernas: o movimento de pedalar consiste muito na utilização dos tendões. No entanto, os músculos da panturrilha são essenciais para impulsionar e continuar o movimento iniciado pelos quadris.

Um dos benefícios de andar de bicicleta é sua eficiência em definir a musculatura.

Por ser um exercício de baixo impacto, seus frutos quanto ao ganho e crescimento de musculatura pode ser inferior a outras atividades.

No entanto, àqueles que desejam andar de bicicleta para promover a tonificação e o endurecimento dos glúteos, este é, sem dúvida, um excelente exercício.

 

#04 – Diminuindo os riscos para a saúde

Sua simplicidade traz consigo inúmeros benefícios direito para a sua saúde, que seriam:

A diminuição do risco de doença cardiovascular: gera diminuição da pressão arterial e promove uma significativa melhora da circulação sanguínea para os membros e órgãos do corpo.

A prática diária de andar de bicicleta irá reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, especialmente o infarto, em até 50%.

Promover a perda de peso saudável: para aqueles que querem queimar calorias ou mesmo perder peso é um exercício incomparável.

Ele permite uma duração maior do exercício devido a sua execução ser realizada de maneira sentada, potencializando o tempo de queima de gordura e redução de colesterol-LDL, diminuindo os níveis de gordura corporal.

 

 

Dicas de como fazer o Exercício de Forma Correta

 

 

#01 – Uma pedalada de cada vez

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que você não é um atleta, inicialmente.

Então nada de tentar correr por quilômetros, ou correr em velocidade muita alta, muito menos por tempo demais.

Como qualquer atividade física, requer tempo e adaptação do seu organismo. O ideal é iniciar os treinos com uma velocidade média entre 16 e 19 km/h.

O que é considerado um esforço leve, ideal para aqueles “ex-sedentários”.

Recomenda-se que você inicie com um aquecimento. A cada intervalo de aproximadamente 15 minutos, é interessante que você aumenta a intensidade do exercício durante 4 a 5 minutos, e realize alterações neste ciclo aumentando e diminuindo a intensidade das pedaladas.




#02 – Comece com menos adrenalina

O encontro de um local adequado para a prática do exercício é muito importante.

Locais com pouco relevo e declives facilitam o exercício e exercem menos impactos diretos sobre a coluna, articulações e os joelhos de quem está pedalando.

E não pense que por se tratar de andar de bicicleta você não deva se preocupar com segurança.

Os benefícios de andar de bicicleta devem estar atrelados a sua segurança.

É necessário escolher um local que possua ciclovia e que ofereça o mínimo de risco possível durante o trajeto, além da utilização dos equipamentos de segurança como joelheira, capacete, dentre outros.

 

#03 – Escolhendo sua bike

Diferentes modelos no mercado são adaptados para diferentes tipos de treino e modalidades de ciclismo.

Podemos citar, por exemplo, as bicicletas conhecidas como:

Speed: utilizadas para garantir uma melhor velocidade e intensidade durante o ciclismo;

BMX: são mais adequadas para pessoas que irão andar de bicicleta em terrenos como pistas de terra, porque possuem um bom sistema de amortecimento para esse tipo de terreno;

Mountain bikes: essas são para os que gostam de adrenalina, utilizadas para percurso com obstáculos.

 

Fonte: dicasdetreino.com.br

Nosso Pedal

O nosso site é totalmente voltado para o ciclismo e suas derivações de modalidades, buscamos aqui levar informação, compartilhar conhecimento e levar entretenimento a todos os nossos seguidores. Feito por ciclistas para ciclistas.