Suba 100 MTB – Desafio dos Inselbergs por Hudson Malta




Por Hudson Malta @hudsonmalta_visual_arts

Foto Hudson Malta

Do lado de cá, uma serra coberta por bolsões de Mata Atlântica. Temperatura amena, copas de árvores altas, solo úmido e cerração. Do lado de lá, o agreste típico da Caatinga. Calor, vegetação rústica com mandacarús e outras plantas espinhosas, estradas com areiões, cascalhos e enormes lajes de pedra. Encravada no meio disso tudo está a pequena cidade de Santa Teresinha, com seus 10.000 habitantes e o ritmo leve do interior brasileiro.

 

Foto Hudson Malta

Então, de repente, tudo se transforma com a chegada do Suba 100 – Desafio dos Inselbers, prova de Mountain Bike Marathon com 100 milhas (160km) de percurso, realizada em dois dias e que, em apenas 5 anos de vida, já reúne 1500 bikers na largada. As inscrições, abertas semanas após a edição de 2018, se esgotaram em apenas um dia, o que comprova a adesão do público.




O evento já está consolidado no calendário do ciclismo da Bahia. Crescendo ano a ano, concentra a participação de riders de vários estados brasileiros num desafio que atravessa trilhas de outras duas cidades: Itatim e Castro Alves. A função social do Suba 100 é evidente, pois provocou inúmeras mudanças positivas e profundas na vida dos cidadãos de Sta.Teresinha, que agora se define com “Capital Brasileira dos Esportes de Aventura”. A geração de renda promovida pelo Mountain Bike desde 2016, ano da primeira edição, trouxe a abertura de novas pousadas com empregos diretamente ligados ao esporte. Foi criado até um Bike Park com mais de 50km de trilhas, a 1.5 km do centro da cidade!

No percurso do Suba 100 o ponto alto é a travessia da região dos Inselbergs, enormes paredões rochosos que brotam do chão e só existem em outros dois países, EUA e Austrália. Além disso, ainda há uma raríssima condição: o trajeto percorre por dois biomas totalmente opostos, a Mata Atlântica e a Caatinga! Isso dá ao biker a sensação única de pedalar em um dos lugares mais distintos do nosso país.




Em 2019 o evento trouxe novidades no trajeto, com a exploração de novas trilhas e muitos singletracks. A vitória na geral ficou com o campeão brasileiro de MTB Marathon Mário Veríssimo (Elite Masculina), com Daniel Carneiro “Zóia” em segundo.

Mário Verissimo, atual Campeão Brasileiro MTB XCM Foto Hudson Malta

Na feminina, a baiana Caroline Silva repetiu o feito de 2019, levando assim o bicampeonato, com a brasiliense Julyanna Machado em segundo. A presença destes nomes de peso do MTB nacional também mostra a crescente importância do Suba 100 no calendário.

Carol Silva, Campeã Feminina Foto Hudson Malta

O evento foi realizado entre 27 e 28 de abril de 2019, concentrando-se em Santa Teresinha. As inscrições para a edição 2020 serão abertas em poucas semanas, e é esperado que se esgotem tão rapidamente quanto no ano passado.

Saiba mais em www.suba100.com.br

Instagram @suba100mtb

 

Fonte: praquempedala.com.br por Hudson Malta

Nosso Pedal

O nosso site é totalmente voltado para o ciclismo e suas derivações de modalidades, buscamos aqui levar informação, compartilhar conhecimento e levar entretenimento a todos os nossos seguidores. Feito por ciclistas para ciclistas.